Coronavírus provavelmente se tornará endêmico, diz OMS

O diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta quarta-feira (13) que o novo coronavírus provavelmente não será erradicado pela humanidade e deve se tornar endêmico.

“Com tratamentos corretos, pode se tornar um vírus que não provoca mais pânico. Mas no momento é um patógeno novo, chegando aos humanos pela primeira vez, e é impossível estimar por quanto tempo ele ficará entre nós”, afirmou Ryan em entrevista em Genebra, na Suíça.

O executivo ainda disse que a criação de uma vacina contra a Covid-19 não significa que a doença será erradicada. “Vejam quantas doenças poderíamos ter eliminado com vacinas eficazes, como a do sarampo, e não o fizemos. Podemos até descobrir, produzir e entregar, mas as pessoas precisam também tomar as vacinas”, salientou. Até hoje, a varíola é a única doença erradicada em todo o mundo.

Caso isso aconteça, o novo coronavírus pode ser como o HIV, vírus que causa a Aids. O vírus foi identificado no começo da década de 1980 e circula até hoje. Apesar da Aids ser tratável, a doença ainda não tem cura. No Brasil, doenças como febre amarela e dengue também são endêmicas.

Também nesta quarta, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, descartou a possibilidade do novo coronavírus ser controlado em breve. Ela acredita que isso pode demorar até cinco anos.

Para Swaminathan, o controle do novo coronavírus vai depender da produção de uma vacina e das mutações que o vírus sofrer. Ela disse que “não há bola de cristal” para prever o que vai acontecer no futuro e não descartou uma piora da pandemia.

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

Indústria avança 1,1% em outubro

Setor fica 1,4% acima do patamar pré-pandemia A produção de veículos cresceu 1.075,8% em seis meses, mas ainda...

Nos pênaltis, Flamengo perde para o Racing e é eliminado da Libertadores

O Flamengo foi eliminado da segunda competição em um mês. Depois de cair nas quartas de final da Copa do Brasil para o São...

River Plate vence por 1 a 0 e elimina o Athletico-PR da Libertadores

O Athletico-PR tentou, mas não conseguiu comparar forças com o River Plate em Avellaneda e acabou eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores...

Com confusão de arbitragem, Santos perde da LDU, mas se classifica às quartas da Libertadores

Com a vitória no jogo de ida por 2 a 1, o Santos conquistou a vaga para as quartas de final da Copa Libertadores...

Mario Frias celebra lei, enaltece Bolsonaro, mas esquece que projeto é de deputada do PT

Mario Frias esquece de responsável por lei e enaltece Bolsonaro (Imagem: Divulgação / RedeTV!) Secretário especial de Cultura do governo, Mario Frias celebrou a conquista...