Cápsula da SpaceX com astronautas da Nasa deve retornar à Terra em 2 de agosto


Retorno deve acontecer depois que tripulação ter passado dois meses em órbita na Estação Espacial Internacional. Nave da SpaceX acopla à estação espacial internacional
Reprodução/Nasa
Astronautas da Nasa que viajaram para a Estação Espacial Internacional no primeiro voo tripulado da SpaceX em maio devem retornar à Terra em 2 de agosto, depois de passar dois meses em órbita, disse um porta-voz da agência espacial norte-americana nesta sexta-feira (17).
Veja no VÍDEO abaixo o lançamento do foguete da SpaceX
Pela 1ª vez, foguete tripulado de empresa privada entra em órbita
Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley estão se preparando para a prova final da missão Demo-2 da SpaceX: um retorno coordenado caindo em algum lugar do Oceano Atlântico, o que encerrará a primeira missão tripulada da Nasa em solo norte-americano em quase uma década.
Astronautas já aguardam o lançamento dentro da nave da SpaceX
Reprodução/Nasa
Desde 2011, quando o programa de ônibus espaciais dos EUA foi encerrado, os astronautas da Nasa tiveram que pegar carona com a sonda russa Soyuz para entrar em órbita.
A Boeing, que está produzindo o seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX, deve realizar o primeiro voo tripulado de seu veículo CST-100 Starliner no próximo ano. A Nasa concedeu no total quase 8 bilhões de dólares à SpaceX e à Boeing pelo desenvolvimento de seus foguetes.
Behnken está se preparando para sua última caminhada espacial no dia 21 de julho, antes iniciar a preparação para deixar a estação espacial com Hurley, disse a Nasa. A equipe de planejamento da missão acompanhará a previsão do tempo para calcular a hora e o local precisos do colapso da Crew Dragon, disse o porta-voz da Nasa, acrescentando que a data ainda pode ser alterada.