Evento voltado para soluções de enfrentamento à Covid-19 tem inscrições abertas em Uberaba


‘HackaForLife’ foi criado pelo IFTM e UFTM para encontrar projetos inovadores e tecnológicos que contribuam no combate à doença. Podem participar estudantes e profissionais da área de programação de computadores, design, ciência, saúde, economia e administração de empresas. Máscara conectada a aplicativo de celular desenvolvida por startup do Japão
Kim Kyung-Hoon/Reuters
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, criaram um hackathon com o objetivo de buscar soluções voltadas ao enfrentamento da Covid-19. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas a toda a comunidade e vão até 2 de agosto.
Hackathons são eventos que, por meio da interação e colaboração de participantes de diversas áreas, promovem o desenvolvimento tecnológico ou a busca de soluções de problemas que afetam a sociedade.
Segundo os organizadores, o evento criado, chamado de HackaForLife, é destinado a estudantes e/ou profissionais da programação de computadores, design, ciência, saúde, economia e administração de empresas, que querem dar vida a projetos inovadores para a solução de problemas e desafios relacionados às temáticas de saúde e economia, que foram gerados ou agravados pela pandemia do coronavírus.
O objetivo é disponibilizar à sociedade, órgãos da saúde e da economia, as soluções desenvolvidas por meio de planos, ações, produtos e serviços originados a partir dessa iniciativa.
O evento será realizado totalmente on-line entre os dias 19 e 23 de agosto, totalizando 120 horas de atividades. Serão premiadas as três primeiras colocações de cada temática. Os prêmios serão divulgados em breve nas redes sociais da UFTM e do IFTM.
A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Uberaba, Parque Tecnológico, Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Zebu Valley. Mais informações sobre o HackaForLife estão disponíveis no site oficial do evento.
Veja também: Mapeamento de startups com soluções de combate à Covid-19 se torna contínuo em Uberaba; veja resultado da 2ª etapa
O que são hackathons
Hackathons são eventos que, por meio da interação e colaboração de participantes de diversas áreas, promovem o desenvolvimento tecnológico ou a busca de soluções de problemas que afetam a sociedade.
Esses eventos são caracterizados pela competição entre equipes na proposição e desenvolvimento de novas soluções aplicadas a contextos de problemas e/ou situações excepcionais.
O termo hackathon tem origem em uma combinação das palavras hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona).
Initial plugin text