Proteção respiratória é necessária em ambientes fechados mesmo com pacientes sem sintomas de Covid-19, sugere estudo


Recomendação é válida se, especialmente, o lugar for pequeno e pouco ventilado. Pesquisa foi publicada em revista científica do grupo ‘Jama’. Trabalhadores da saúde com roupas de proteção em área residencial de Mumbai, na Índia, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19)
Rafiq Maqbool/AP
Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (27) sugere que uma “proteção respiratória rigorosa” é necessária em ambientes fechados para evitar contaminação por Covid-19, mesmo que se esteja junto de pessoas sem sintomas da doença. A recomendação vale principalmente se o lugar for pequeno e pouco ventilado.
O estudo fez uma simulação das gotículas emitidas por pacientes sem sintomas e com sintomas leves e moderados da infecção pelo Sars-CoV-2.
Os resultados foram publicados pelo “Journal of the American Medical Association”, conhecido como “Jama”.
As principais conclusões foram as seguintes:
Em uma pessoa com alta carga viral do Sars-CoV-2, a respiração e a tosse soltaram altas concentrações do vírus – de milhares até milhões de cópias virais por metro cúbico. Essa emissão dependeu da ventilação do ambiente e do processo de formação das microgotículas.
Já o risco de infecção por uma pessoa com a carga viral típica foi considerado baixo se ela estivesse respirando normalmente.
Partindo dessas constatações, os pesquisadores, do Centro Suíço de Saúde Ocupacional e Ambiental e do Hospital Universitário Psiquiátrico da Universidade de Zurique, também na Suíça, concluíram que “as pessoas podem estar em risco de infecção se passarem mais que alguns minutos em uma pequena sala com uma pessoa infectada pela Covid-19 e com uma carga viral alta”.
Além disso, “não é recomendável compartilhar uma sala de trabalho pequena com um paciente assintomático de Covid-19”, disseram.
“Isso implica que os locais de trabalho não devem ser compartilhados enquanto não houver testes rápidos para diferenciar indivíduos sem Covid-19 e indivíduos assintomáticos com Covid-19”, recomendaram os autores.
G1 em 1 Minuto: PF faz buscas na casa do governador do Piauí e em gabinete de deputada