Bolsonaro pode entrar na mira do MPF após saudação em jogo da Seleção

Bolsonaro

Bolsonaro
Bolsonaro pode ser alvo do Ministério Público (Imagem: Reprodução / Globo)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou na mira do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, após a saudação ao “capitão” pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) durante o jogo entre Brasil x Peru, pelas Eliminatórias da Copa, em 13 de outubro.

De acordo com as informações do jornalista Maurício Stycer, do UOL, o procurador avaliou que as manifestações da equipe de transmissão ao presidente representariam promoção pessoal e, portanto, desvio de finalidade. André Marques, o narrador da partida, mandou uma enxurrada de abraços ao Chefe do Executivo.

Vilhena encaminhou a representação ao MPF para a apuração dos fatos. No documento, o procurador apresentou o artigo 37 da Constituição Federal: “atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, deles não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Dias após o confronto entre as seleções, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados pediu que uma investigação fosse aberta na Procuradoria Geral da República. “Conforme pôde ser visto ao longo da transmissão (…) o espaço fora utilizado para saudações e referências constantes ao Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro e a membros do Governo, durante uma das maiores audiências já registradas pelo canal”, afirmou.

Kim Kataguiri (DEM-SP), não poupou críticas sobre a postura do narrador durante o jogo. “Jogo da seleção passando no canal estatal. Narrador mandando abraço pro presidente. No intervalo, notícias do governo. Não, você não está na Coreia do Norte, é o Brasil mesmo. Lembrando que Bolsonaro sempre prometeu extinguir a EBC. O mínimo que a seleção precisa fazer agora é ganhar!”, escreveu no Twitter.

O post Bolsonaro pode entrar na mira do MPF após saudação em jogo da Seleção apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

HBO confirma painel com Zendaya na CCXP 2020; Saiba como participar!

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Sestini/Reprodução Ai, nosso coração! Há um tempo, sabíamos que Euphoria teria um painel especial na CCXP 2020. Mas, ainda, não havia sido divulgado quem...

Spotify lança ferramenta semelhante aos Stories do Instagram

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Sestini/Reprodução O Spotify é uma plataforma de música que está cada vez mais diversa. Além de incluir podcasts, ela permite que os artistas coloquem...

Euphoria: Não estamos sabendo lidar com o trailer do 1º episódio especial!

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Sestini/Reprodução Ai, minha nossa senhora. O coração chega a bater até mais forte. Afinal, falta poucos dias para a estreia do primeiro episódio especial...

Conta de luz ficará mais cara em dezembro

Custo será de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos O sistema de bandeiras tarifárias foi criado...

“Eu sou você amanhã”

As reações inéditas da China aos ataques sofridos por ela na Austrália, Brasil e EUA, relativos à...