Automobilismo no Brasil e suas competições, o que Fernando Siqueira Carvalho pensa

Com o decorrer dos anos, o automobilismo no Brasil foi se aprimorando e se tornando um esporte conhecido por muitos. Fernando Siqueira Carvalho fala sobre algumas curiosidades sobre o automobilismo no Brasil.

No Brasil o automobilismo é considerado um dos principais esportes e conta com a alta tecnologia que a cada ano acrescenta mais nessa categoria. A primeira corrida realizada no Brasil foi pelo piloto Sylvio Alvares Penteado em 1908, o brasileiro venceu uma corrida de 75 quilômetros realizada de São Paulo até Itapecerica da Serra. Mesmo com essa novidade no país, as primeiras corridas não fizeram muito sucesso, afirma Fernando Siqueira Carvalho.

Em 1930 a Fórmula 1 começou a fazer sucesso, com isso, foi criado o primeiro autódromo no Brasil que ficou conhecido como “Trampolim do Diabo”, no Rio de Janeiro. Fernando Siqueira diz que o primeiro piloto profissional a se tornar reconhecido foi o piloto Chico Landi. Já em maio de 1940 foi inaugurado o primeiro e grande circuito moderno do país, o Autódromo de Interlagos. 

Mesmo com a inauguração, Fernando Siqueira informa que foi somente no ano de 1972 que o autódromo começou a fazer parte da Fórmula 1. É impossível falar de Fórmula 1 sem lembrar de Ayrton Senna, o piloto foi um dos grandes vencedores e ganhou prêmios em todas as categorias. O último piloto brasileiro que ganhou o prêmio Mundial de F1. 

Fernando Siqueira Carvalho comenta um pouco de cada categoria do automobilismo no Brasil e no mundo.

  • Fórmula 1; Por ser a competição mais conhecida, a F1 é um dos esportes favoritos dos brasileiros. Não é à toa que a competição é uma das mais bem pagas no mundo.
  • Stock Car; Além da Fórmula 1, a Stock Car também vem crescendo e ganhando seu espaço entre os brasileiros. Os veículos são bem semelhantes aos carros de passeio, a competição teve início em 1979.
  • Fórmula Truck; A competição automobilística é nacional e disputada por caminhões de pequeno porte que são exclusivamente preparados para a corrida. 
  • Fórmula Indy; Muitas pessoas acham que a Fórmula Indy é bem parecida com a F1, porém, o que muitos não sabem é que elas são bem diferentes. A maioria das provas da Indy são realizadas em pistas ovais, e também os carros são diferentes dos da F1 nas silhuetas.

Essas foram algumas informações de competições que Fernando Siqueira Carvalho relatou sobre seu conhecimento no automobilismo brasileiro.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Últimas Notícias

Balança comercial tem superávit de US$ 1,1 bilhão em fevereiro

Resultado é o mais baixo para o mês em sete anos

Confiança deixa de ser homogênea entre os segmentos da indústria

ICEI teve resultados setoriais difusos em fevereiro

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Reajuste será nas refinarias e entra em vigor nesta terça

Asfixia silenciosa por Covid-19: ‘Não senti nada, mas meus pulmões estavam tomados’, diz jovem

Apesar de não apresentar febre, tosse ou falta de ar, a engenheira de produção Bruna Chagas, de 33 anos, procurou o atendimento de saúde...

O ar que me falta

Três razões tornaram a leitura do livro de Luiz Schwarcz uma experiência fulminante