Marcio Alario Esteves comenta sobre o Motocross infantil

Apolo Ferreira By Apolo Ferreira
3 Min Read

Marcio Alario Esteves é um grande entusiasta do setor automobilístico e nos conta neste artigo que a prática de esportes auxilia muito no desenvolvimento da coordenação motora, na consciência corporal na disciplina, além de acelerar o aprendizado. É no motocross que muitos pais colocam seus filhos para estimular todos esses benefícios. Mas como a modalidade infantil foi introduzida em uma competição considerada por muitos como perigosa? Confira a seguir.

O Motocross é uma modalidade desportiva – prática de atividades físicas com objetivos competitivos – de velocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Todas as modalidades são disputadas fora da estrada, em lugares de terrenos desnivelados, com buracos e inclinações, além de muitas curvas e obstáculos. O piloto é avaliado individualmente a partir do seu desempenho e de quem chega primeiro, claro.

Mas se o Motocross é um esporte arriscado devido às arriscadas manobras, então por que criaram uma modalidade infantil? Marco Alario Esteves conta que a nova categoria foi introduzida pela Honda do Brasil e Extreme Racing Competições dentro do Projeto Kids para estimular a participação de pilotos de cinco a oito anos no mundo das competições. Além disso, o esporte estimula os músculos do corpo, o senso de disciplina, o controle da ansiedade e a criação de bons hábitos, como os alimentares.

Contudo, a introdução do seu filho ao mundo do Motocross deve ser cautelosa e ter algumas precauções. Por ser um esporte que exige bastante fisicamente, antes de tudo, é indicado que um médico seja consultado, para fazer exames de checagem quanto à saúde da criança. Sem contar que os pais devem ser os maiores incentivadores pelo zelo da prática sadia do esporte, acompanhando a criança nos treinos e controlando a competitividade, para não gerar grandes frustrações.

Marcio Alario Esteves diz que há diversos modelos de motos infantis, em diversas faixas de preço, que vão desde as mais básicas até as mais profissionais. Os equipamentos de segurança também são fundamentais, como capacetes, luvas, botas, cotoveleiras, óculos e roupas apropriadas. O mais interessante da modalidade no Motocross infantil é incentivar a formação de novos pilotos e aumentar a entrada de crianças nos esportes.

Share This Article
Leave a comment