O que o termo “colheita tardia” significa

Segundo Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria – localizada no Vale do Baú em São Paulo -, a colheita tardia é um termo que significa que as uvas passaram mais tempo que costumam passar para a produção dos vinhos ‘comuns’.

Marco Antonio Carbonari revela que algumas uvas podem demorar semanas para amadurecer. A colheita tardia tem o objetivo de concentrar o açúcar da uva para a elaboração de vinhos mais doces e/ou alcoólicos. Entretanto, Marco Antonio Carbonari explica que esse tipo de colheita aumenta a exposição das cepas em relação ao apodrecimento e outros riscos, sendo assim, demanda de uma atenção redobrada.

As castas que mais elaboram vinhos a partir da colheita tardia são Riesling, Furmint, Sémillon e a Cabernet Blanc. Marco Antonio Carbonari conta que essas uvas têm a capacidade de alcançar níveis elevados de açúcar e manter intacta a acidez, além de apresentarem um ótimo potencial para elaborar rótulos envelhecidos.

Marco Antonio Carbonari conta que a colheita tardia é uma prática antiga a qual ninguém sabe ao certo quando se iniciou, porém, uma lenda comum é a de um château francês que, ao sair para uma viagem, orientou seus funcionários a aguardarem sua volta para realizar a colheita, porém, quando o produtor retornou, as uvas já haviam apodrecido. Mesmo apresentando um aspecto desagradável, elas foram colhidas e, felizmente, o vinho produzido se mostrou um sucesso. A partir de então, esse e outros produtores passaram a colher as uvas tardiamente.

Quer saber mais sobre o universo dos vinhos? Marco Antonio Carbonari convida a todos à uma visita à vinícola Villa Santa Maria. Com vinhos de qualidade e uma experiência incrível, Marco Antonio Carbonari garante uma experiência inigualável.

Agende a visita pelo WhatsApp: (12) 99649-2728.

Acesse o site para mais informações: https://villasantamaria.com.br/.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Últimas Notícias

Ministro, marido de Patricia Abravanel defende Bolsonaro, ataca imprensa e minimiza 500 mil mortes da Covid

Ministro, marido de Patricia Abravanel defende Bolsonaro, ataca imprensa e minimiza 500 mil mortes da Covid (Imagem: Reprodução / Twitter) O Brasil chegou ao nível...

Ministro, genro de Silvio Santos negocia telejornal só de boas notícias do Governo Bolsonaro

Fábio Faria negocia telejornal a favor do Governo Bolsonaro (Imagem: Reprodução / Globo) Ministro das Comunicações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Fábio Faria negocia...

Atividade econômica de Santa Catarina cresce 0,56%

O resultado foi o terceiro melhor do país Santa Catarina mostra uma recuperação mais consistente do que...

Bolsonaro comprou briga com Edir Macedo antes de apontar Crivella para embaixada na África do Sul

Bolsonaro cutucou Edir Macedo durante crise da Igreja Universal (Imagem: Reprodução – SBT / Montagem – RD1) O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), algumas semanas...

Sul se torna a segunda principal região do país para a construção civil

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul elevaram sua participação para 18% Em 500 MAIORES DO SUL,...