Crítico da Globo, Lula cita Jornal Nacional em discurso e emissora reage: “Está errado”

Lula
Lula citou Jornal Nacional ao falar de cobertura (Imagens: Reprodução – YouTube – Globo / Montagem – RD1)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou o Jornal Nacional, da Globo, em discurso, nesta quarta-feira (10), na sede do sindicato dos metalúrgicos, após o ministro do STF Edson Fachin anular todas as condenações dele pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava-Jato.

Crítico da Globo, o petista classificou como “épica” a edição de ontem (9) do telejornal. Ele fez referência à cobertura do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) de suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A Segunda Turma da corte analisou a atuação do ex-ministro durante o processo que condenou o petista por receber um tríplex no Guarujá como propina.

“Fiquei muito feliz porque depois da divulgação de tanta mentira contra mim, ontem acho que nós tivemos um Jornal Nacional épico. Acho que quem assistiu televisão não estava acreditando no que estava vendo”, começou o político.

Lula seguiu: “Pela primeira vez a verdade prevaleceu. Dita não por alguém do PT, dita pelo presidente da Segunda Turma do STF, no discurso do Gilmar Mendes, dita pelo Ricardo Lewandowski, e dita até pela Cármen Lúcia que nunca tinha visto nada igual aquilo”.

O ex-presidente ainda comentou: “Espero que a verdade versada pela Globo ontem seja o novo padrão de comportamento da Globo com a verdade. A Globo não tem que gostar ou não gostar de presidente, de partido. Isso ela decide na hora de votar, mas na hora de informar ela tem que informar a verdade e apenas somente a verdade”.

Após ser citada no primeiro discurso público do político, após decisão do STF, a emissora carioca divulgou nota em que declara que o seu jornalismo “se dedica a relatar os fatos e buscar a verdade”.

“O ex-presidente Lula fez críticas aos órgãos de imprensa e à Globo em especial. Elogiou a cobertura do Jornal Nacional de ontem, que classificou de épica. Deu a entender que ontem a Globo relatou a verdade, o que antes não fazia. E desejou que este passe a ser o padrão do jornalismo da emissora”, disse o comunicado.

“O ex-presidente está errado. O jornalismo da Globo se dedica a relatar os fatos e buscar a verdade, e vai continuar a fazê-lo. Mas não somente os fatos e as verdades que lhe sejam favoráveis”, completou o canal.

Cabe lembrar que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão de Fachin, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. “Inimiga” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Globo também nunca teve uma boa relação com o petista.

Durante o processo e a prisão do ex-presidente, a emissora carioca fez intensas coberturas e plantões. O principal representante do PT, inclusive, sempre se posicionou de forma contrária ao canal e fez acusações contra o alto escalão da empresa. O político já afirmou que a rede da família Marinho foi uma das responsáveis pela sua condenação na Lava-Jato.

Fábio AlmeidaFábio Almeida

Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna “Do Fundo do Baú”, publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]

O post Crítico da Globo, Lula cita Jornal Nacional em discurso e emissora reage: “Está errado” apareceu primeiro em RD1.

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

Plasfer: como se proteger em tempos de pandemia:

A Plasfer - Healthcare Products & Solutions é uma empresa que fabrica equipamentos de proteção individual. Há mais de 10 anos no...

STF decide a favor dos contribuintes sobre ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins

Ministros excluem ICMS destacado em nota fiscal da cobrança dos tributos federais Por outro lado, decisão favorece União porque só vale a partir de...

Mario Frias tem princípio de infarto e passa por cateterismo de emergência

Mario Frias tem princípio de infarto e é internado às pressas (Imagem: Reprodução/ Agência Brasil) O secretário especial da Cultura, Mario Frias, precisou passar por...

IBC-Br indica alta de 2,3% no primeiro trimestre

Na comparação com março de 2020, a prévia do PIB registrou expansão de 6,26% Em 2021, a economia brasileira iniciou o ano em...

Eduardo Cunha assiste ao Flamengo no SBT e detona BBB e No Limite

Eduardo Cunha causa polêmica com comentários sobre BBB (Imagem: Reprodução / Globo) Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha foi um dos telespectadores do SBT...