Coronavírus provavelmente se tornará endêmico, diz OMS

O diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta quarta-feira (13) que o novo coronavírus provavelmente não será erradicado pela humanidade e deve se tornar endêmico.

“Com tratamentos corretos, pode se tornar um vírus que não provoca mais pânico. Mas no momento é um patógeno novo, chegando aos humanos pela primeira vez, e é impossível estimar por quanto tempo ele ficará entre nós”, afirmou Ryan em entrevista em Genebra, na Suíça.

O executivo ainda disse que a criação de uma vacina contra a Covid-19 não significa que a doença será erradicada. “Vejam quantas doenças poderíamos ter eliminado com vacinas eficazes, como a do sarampo, e não o fizemos. Podemos até descobrir, produzir e entregar, mas as pessoas precisam também tomar as vacinas”, salientou. Até hoje, a varíola é a única doença erradicada em todo o mundo.

Caso isso aconteça, o novo coronavírus pode ser como o HIV, vírus que causa a Aids. O vírus foi identificado no começo da década de 1980 e circula até hoje. Apesar da Aids ser tratável, a doença ainda não tem cura. No Brasil, doenças como febre amarela e dengue também são endêmicas.

Também nesta quarta, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, descartou a possibilidade do novo coronavírus ser controlado em breve. Ela acredita que isso pode demorar até cinco anos.

Para Swaminathan, o controle do novo coronavírus vai depender da produção de uma vacina e das mutações que o vírus sofrer. Ela disse que “não há bola de cristal” para prever o que vai acontecer no futuro e não descartou uma piora da pandemia.

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

O ar que me falta

Três razões tornaram a leitura do livro de Luiz Schwarcz uma experiência fulminante

BC estende acordo com Fed até fim de setembro

Contrato especial de swap vigorará por mais seis meses

Marco Antonio Carbonari explica a diferença entre o vinho seco e suave

Você se considera um especialista de vinhos? Não? Pois então hoje é dia de aprender com Marco Antonio Carbonari.

Desemprego é o maior para o ano desde 2012

Porém, taxa de desocupação caiu para 13,9% no quarto trimestre

Curitiba é a única cidade da América do Sul entre as mais inteligentes do mundo

Capital paranaense foi escolhida pelo terceiro ano consecutivo