Estudo aponta que deixar Facebook aumenta sensação de bem-estar

Ficar menos tempo no Facebook faz bem para a saúde. A conclusão é de um estudo das universidades de Stanford e de Nova York, nos EUA. A pesquisa verificou entre os entrevistados um aumento do bem-estar, melhoria na socialização offline e uma queda do tempo de presença na plataforma após o fim do levantamento.

“A desativação da rede social trouxe pequenas, mas significativas melhorias no bem-estar e, em particular, em registros de felicidade, satisfação de vida, depressão e ansiedade”, concluíram os acadêmicos. Na escala utilizada, esses impactos foram equivalentes a cerca de 25% a 40% de efeitos percebidos em intervenções psicológicas, como terapias individuais e em grupo.

O trabalho constatou que a interrupção reduziu o tempo dos usuários em redes sociais, “liberando” em média uma hora por dia dos participantes. Eles relataram ter se dedicado a outras atividades, como assistir televisão e socializar com familiares e amigos.

Os pesquisadores também examinaram o acompanhamento de notícias e o engajamento político dos participantes. Quem ficou de fora das redes sociais diminuiu o tempo dedicado a notícias em cerca de 15%. Apesar de menos drástica, a redução na polarização política entre os usuários também foi constatada.

O levantamento avaliou 2,8 mil usuários da rede social e convidou-os a interromper o uso durante um mês, na reta final das eleições legislativas.

Com Agência Brasil

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

Asfixia silenciosa por Covid-19: ‘Não senti nada, mas meus pulmões estavam tomados’, diz jovem

Apesar de não apresentar febre, tosse ou falta de ar, a engenheira de produção Bruna Chagas, de 33 anos, procurou o atendimento de saúde...

O ar que me falta

Três razões tornaram a leitura do livro de Luiz Schwarcz uma experiência fulminante

BC estende acordo com Fed até fim de setembro

Contrato especial de swap vigorará por mais seis meses

Marco Antonio Carbonari explica a diferença entre o vinho seco e suave

Você se considera um especialista de vinhos? Não? Pois então hoje é dia de aprender com Marco Antonio Carbonari.

Desemprego é o maior para o ano desde 2012

Porém, taxa de desocupação caiu para 13,9% no quarto trimestre