Estudo aponta que deixar Facebook aumenta sensação de bem-estar

Ficar menos tempo no Facebook faz bem para a saúde. A conclusão é de um estudo das universidades de Stanford e de Nova York, nos EUA. A pesquisa verificou entre os entrevistados um aumento do bem-estar, melhoria na socialização offline e uma queda do tempo de presença na plataforma após o fim do levantamento.

“A desativação da rede social trouxe pequenas, mas significativas melhorias no bem-estar e, em particular, em registros de felicidade, satisfação de vida, depressão e ansiedade”, concluíram os acadêmicos. Na escala utilizada, esses impactos foram equivalentes a cerca de 25% a 40% de efeitos percebidos em intervenções psicológicas, como terapias individuais e em grupo.

O trabalho constatou que a interrupção reduziu o tempo dos usuários em redes sociais, “liberando” em média uma hora por dia dos participantes. Eles relataram ter se dedicado a outras atividades, como assistir televisão e socializar com familiares e amigos.

Os pesquisadores também examinaram o acompanhamento de notícias e o engajamento político dos participantes. Quem ficou de fora das redes sociais diminuiu o tempo dedicado a notícias em cerca de 15%. Apesar de menos drástica, a redução na polarização política entre os usuários também foi constatada.

O levantamento avaliou 2,8 mil usuários da rede social e convidou-os a interromper o uso durante um mês, na reta final das eleições legislativas.

Com Agência Brasil

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

Indústria tem retomada moderada em março

Utilização da capacidade instalada se mantém em patamar elevado O emprego registrou o oitavo mês de avanço consecutivo Os...

Banco Central propõe criar Pix Saque e Pix Troco

A previsão é que os serviços possam ser usados no segundo semestre As duas inovações trarão mais...

Lula surpreende e passa a seguir Juliette e Gilberto nas redes sociais

Lula passa a seguir Juliette e Gilberto nas redes sociais (Imagem: Reprodução – Agência Brasil – Globo/ Montagem – RD1) O ex-presidente Luiz Inácio Lula...

Bolsonaro se revolta com o Jornal Nacional e diz que prefere ver Chaves

Bolsonaro reage de forma inusitada contra o Jornal Nacional (Imagem: Reprodução – Globo/ Montagem – RD1) O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu novamente soltar...

Como fusões e aquisições contribuem para as estratégias de crescimento?

Temática será debatida em master live com especialistas do mercado no dia 11 de maio