EUA investigam possível ligação entre casos de hepatite A e consumo de morango

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, está investigando uma possível ligação entre um surto de hepatite A e o consumo de morangos orgânicos.

A FDA disse que os morangos foram comercializados pela mexicana FreshKampo e a marca HEB e comprados entre 5 de março e 25 de abril.

A agência coordena uma investigação junto com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a Agência de Saúde Pública do Canadá, a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos e parceiros estaduais.

Os morangos foram distribuídos nos EUA e vendidos em vários varejistas, incluindo Aldi, HEB, Kroger, Safeway, Sprouts Farmers Market, Trader Joe’s, Walmart, Weis Markets e WinCo Foods.

Os morangos potencialmente afetados já passaram do prazo de validade, segundo a FDA, e as pessoas que os congelaram para uso posterior não devem consumi-los.

“Se você não tiver certeza de qual marca comprou, quando comprou seus morangos ou de onde os comprou antes de congelá-los, essas frutas devem ser jogadas fora”, alertou a FDA.

Dezessete casos de hepatite foram identificados na Califórnia, Minnesota e Dakota do Norte, que levaram a 12 hospitalizações, disse a agência. Uma análise de rastreamento mostrou que os casos na Califórnia, Minnesota e Canadá afirmaram ter comprado os morangos.

Mais produtos podem ser incluídos à medida que a investigação estiver em andamento. As pessoas ficaram doentes entre 28 de março e 30 de abril.

A FDA também recomenda que qualquer pessoa que tenha comprado e comido morangos nas últimas duas semanas e que não tenha sido vacinada contra a hepatite A consulte um profissional de saúde para determinar se a profilaxia pós-exposição é necessária.

Qualquer pessoa que apresente sintomas após comer os morangos deve entrar em contato com um médico.

De acordo com o CDC, os sintomas da hepatite A geralmente aparecem de duas a sete semanas após a infecção e geralmente duram menos de dois meses. Nem todo mundo tem sintomas, e algumas pessoas podem ficar doentes por até seis meses.

Os sintomas podem incluir pele ou olhos amarelos, falta de apetite, dor de estômago, vômitos, febre, urina escura ou fezes claras, diarreia, dor nas articulações e sensação de cansaço.

Os adultos são mais propensos a apresentar os sinais se estiverem infectados do que as crianças.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

spot_imgspot_img

Últimas Notícias