Apresentador do Domingol participou do evento e falou sobre a estratégia de trazer o esporte para a programação da emissora
O apresentador da CNN Benjamin Back afirmou nesta quarta-feira (23), durante o Digitalks Expo, em São Paulo, que o programa esportivo Domingol tem a proposta de mostrar o futebol sem elitização.
Segundo o jornalista, que apresenta o programa todos os domingos às 13h, o futebol tem se distanciado do povo ao adotar uma linguagem que ele considera como sisuda e com termos técnicos que não fazem parte do dia a dia de quem consome conteúdos sobre o esporte.
“Programa de futebol não é programa de política, não é programa de economia. O futebol precisa ser uma coisa do povo. Na CNN, a ideia era tirar essa elitização”, explicou Benja.
“O nosso repórter, quando vai para a porta do estádio, ele está nas barraquinhas de pernil, falando com o povão. Esse é o futebol”, defendeu.
Ao lado do vice-presidente de Digital e Inovação da CNN, Sérgio Maria, Benja representou o canal no Digitalks Expo, que está sendo realizado na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.
Eles estiveram no painel “Churrasquinho no estúdio, TikTok e futebol raiz is the new CNN (ou quase isso)”, sobre a estratégia de falar sobre futebol na grade da emissora.
Durante a conversa, Sérgio Maria explicou que a CNN se adapta da melhor forma possível às demandas do consumidor, moldando os formatos e conjunto de assuntos abordados.
“Nós nos adaptamos para fazer essa comunicação funcionar bem. Não tem conflito. A gente tem uma elasticidade de marca, tem espaço para isso tudo”, afirmou o executivo.
Para Benja, a entrada dos esportes na programação da CNN é uma oportunidade para o canal ampliar o leque de anunciantes, já que nem todas as marcas têm identificação com os mesmos formatos.
“O Domingol abre, para o mercado publicitário, um conjunto de marcas que talvez não anunciaram, e em formatos que talvez não seriam usados”, explica.
Estratégia multiplataforma
Durante o painel, o apresentador explicou que a estratégia do Domingol se baseia num formato multiplataforma. Isto é, o programa não foi idealizado pensando só na televisão, mas para contemplar as redes sociais e o consumo de esportes no digital.
“A gente não fala mais sobre futebol só para a TV. Os cortes são muito relevantes”, contou o jornalista.
Além da TV, o Domingol está no YouTube, no Instagram, no Twitter e no TikTok, o que faz com que os tópicos abordados pelo programa repercutam por mais tempo entre as pessoas que se interessam por esportes.
“A conversa flui muito, a gente tem bastante reação e ela continua ao longo do tempo”, afirmou Benja.
Assim como as Diretas do Benja, que entram durante a semana na programação, o conteúdo produzido para o Domingol sofre adaptações para se encaixar nos diferentes formatos antes de ser distribuído nas redes sociais.
“Se a TV é linear, o conteúdo não é mais. O conteúdo em vídeo nasceu na TV, mas hoje ele vira corte, vai para o Twitter, etc”, explicou Sérgio Maria.
Serviço
O Digitalks Expo acontece entre esta quarta (23) e quinta-feira (24), no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento é realizado em parceria com a Growth Conference Brasil. A expectativa é receber mais de 9.000 congressistas nos dois dias.
A edição deste ano terá mais de 300 palestrantes, com mais de 120 empresas participantes, lounges exclusivos, espaços para networking, entre outras ações, como a participação de editoras, que levarão livros de especialistas no setor.