“A pesquisa é uma bússola do marketing político”, diz João Miras

Apolo Ferreira By Apolo Ferreira
5 Min Read

Publicitário e especialista em marketing político, João Miras, destacou a importância da pesquisa eleitoral para a elaboração de estratégias de campanha

Na quinta-feira (23), o Jornal Giro publicou a sua primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Jundiaí. O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto MAS Pesquisa e ouviu 600 pessoas.

A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e tem um intervalo de confiança de 95,5%. O publicitário e especialista em marketing político, João Miras, destacou a importância das pesquisas eleitorais para o direcionamento de uma campanha.

Segundo ele, por meio das pesquisas é possível elaborar estratégias e focar para obter bons resultados. “A pesquisa é a grande bússola do marketing político. Quantitativas e qualitativas. Sem pesquisa não há estratégia e sem estratégia não há planejamento e sem planejamento não há criação com foco no resultado. A pesquisa é a etapa inicial de qualquer processo comunicacional. Achismo e intuição são a receita do fracasso certo”, garante.

Miras também fez uma breve análise dos resultados da primeira pesquisa publicado pelo Jornal Giro sobre o cenário político em Jundiaí. Para ele, não existe um nome de oposição com força, até o momento na disputa.

“Existem duas candidaturas fortes, uma apoiada pelo prefeito, que tem um secretário que é figura burocrática e não muito conhecida, e do outro lado o atual vice-prefeito, escolhido pelo atual gestor. E quando você tem um prefeito bem avaliado e dois nomes do mesmo grupo, a transferência dos votos é dividida”, explicou.

Pesquisa em Jundiaí
Conforme dos dados da pesquisa realizadas pelo Instituto MAS nos dias 10, 11, 13 e 14 de maio e divulgada no dia 23 de maio, no Jornal Giro, o atual vice-prefeito, Gustavo Martinelli (União Brasil), tem 32% das intenções de voto para prefeito nas eleições de outubro deste ano. Na sequência, surge José Parimoschi com 11% das intenções de voto.

Em terceiro lugar no cenário, aparece Ricardo Bocalon com 5% das intenções de voto.

O levantamento apontou ainda que existe um número grande de indecisos. Um total de 21% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar. Já outros 23% dos ouvidos garantiram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Jundiaí: voto com certeza
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores votariam com certeza.

Conforme os dados, 35% dos entrevistados responderam que com certeza votariam em Gustavo Martinelli (União Brasil) para ser o próximo prefeito de Jundiaí.

Já outros 32% dos eleitores ouvidos pelo instituto afirmam que talvez votariam em Gustavo Martinelli, enquanto 23% dizem que não votariam de jeito nenhum.

A mesma questão foi realizada envolvendo o nome de José Parimoschi (PL) e 18% dos entrevistados garantiram que votariam com certeza em José Parimoschi para prefeito de Jundiaí. Outros 28% apontaram que talvez votem em José Parimoschi para gestor municipal. Já outros 44% alegam que não votaram nele de jeito nenhum.

Eventual 2º turno em Jundiaí
A pesquisa realizada pelo Instituto MAS também consultou os eleitores sobre um eventual segundo turno nas eleições municipais de Jundiaí. O levantamento aponta que, se o segundo turno fosse hoje, Gustavo Martinelli (União Brasil)venceria a disputa com 50% dos votos. Já José Parimoschi ficaria com 19% dos votos. Outros 17% dos entrevistados afirmam que não sabem em quem vão votar. e 15% dizem que vão anular o voto.

As entrevistas foram realizadas por regiões e por profissionais devidamente treinados e registrada junto a Justiça Eleitoral com o número: SP-08583/2024.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios localizados na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. Além disso, também realiza a cobertura dos fatos relevantes das cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí.

 

Share This Article
Leave a comment