Enquanto EUA contam votos, mercados apresentam volatilidade

Apuração ainda precisa ser concluída em pelo menos cinco Estados

A declaração antecipada de vitória de Trump foi condenada por alguns especialistas políticos

Um dia depois de os norte-americanos terem votado em uma eleição acirrada, o restante do mundo aguarda ansioso, nesta quarta-feira (4), pela contagem de milhões de votos, diante de um risco crescente de dias ou mesmo semanas de incerteza jurídica. A declaração antecipada de vitória do presidente Donald Trump na Casa Branca foi condenada por alguns especialistas políticos e grupos de direitos civis, que alertaram sobre o atropelo de normas democráticas de longa data.

A maioria dos líderes mundiais ficou em silêncio, tentando não adicionar combustível à fogueira eleitoral. “Vamos esperar para ver qual será o resultado. Obviamente, há uma quantidade significativa de incerteza. Acredito que está muito mais apertado do que muitos esperavam”, afirmou o secretário de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab. Mas, enquanto ele e outros defendiam cautela, o primeiro-ministro esloveno parabenizou Trump e o Partido Republicano via Twitter.

A contagem mais recente de votos mostrava o democrata Joe Biden com uma vantagem no Colégio Eleitoral – 224 contra 213, com 270 necessários para a vitória – mas a apuração ainda precisa ser concluída em pelo menos cinco importantes Estados: Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Carolina do Norte e Geórgia. A Human Rights Watch, com sede em Nova York, um dos principais grupos de direitos civis do mundo, alertou sobre a necessidade de guardar julgamento sobre os resultados até que cada voto seja contado. Com um número muito alto de cédulas pelo correio este ano por causa da pandemia de Covid-19, espera-se que as contagens completas levem dias em alguns Estados.

Investidores
Os investidores correm para ajustar suas carteiras para um resultado mais apertado e demorado da eleição presidencial .Os mercados globais de ações giravam em torno dos resultados nas primeiras operações do dia, com a apuração parecendo improvável por dias e o potencial impasse que complique um rápido pacote de gastos por parte do governo para conter os efeitos da pandemia. 

“Os mercados não gostam de incerteza contínua, de não saber o resultado da eleição presidencial e a possibilidade de isso se arrastar por dias, e esse cenário parece provável”, avaliou James Athey, diretor da Aberdeen Standard Investments. Os futuros acionários dos Estados Unidos enfrentavam forte volatilidade, enquanto as bolsas de valores da Europa abriram em baixa e passaram a subir, depois de dois dias de fortes altas em antecipação a uma vitória folgada de Biden e a um grande pacote de estímulo econômico. “Parece muito provável que, quem quer que vença a Casa Branca, teremos um Congresso dividido. Isso tem implicações de amplo alcance para os mercados, principalmente porque significa que qualquer pacote de recuperação da pandemia ainda será difícil de aprovar. Nossos portfólios estão bem equilibrados para suportar a volatilidade à frente”, declarou Stéphane Monier, diretora de investimentos da Lombard Odier.

Com Agências Brasil e Reuters

Artigos Relacionados

Comentários

Compartilhar

Últimas Notícias

Fernando Siqueira Carvalho explica como a tecnologia interfere na forma em que voamos.

Quem nunca quis voar? Com o passar do tempo a humanidade foi evoluindo e hoje em dia somos capazes de fazê-lo.Segundo Fernando...

Da plantação ao armazenamento: conheça a produção de vinho

Parece muito simples, mas existem muitos processos que afetam a qualidade final do vinho. Marco Antonio Carbonari, dono...

Tudo o que você precisa saber sobre vinhos de guarda

Faz parte do senso comum a crença na expressão “vinho, quanto mais velho, melhor”. No entanto, Marco Antonio...

Você já conhece a degustação online?

Na pandemia, o hábito de beber em casa se tornou mais popular. Desde o início do ano, o...

Marcio Alario Esteves comenta sobre o Motocross infantil

Marcio Alario Esteves é um grande entusiasta do setor automobilístico e nos conta neste artigo que a prática de esportes auxilia muito...