Marketing Esportivo: você sabe o que é?

Apolo Ferreira By Apolo Ferreira
3 Min Read

Ao olhar atentamente para a camisa de um jogador de futebol é possível encontrar marcas de patrocinadores estampadas. Essa divulgação também pode ser vista perto dos campos, em telões e em ambientes de entrevistas para a imprensa. Esses são os exemplos mais comuns de marketing esportivo.

O marketing no esporte, também chamado de marketing esportivo, usa as ferramentas de marketing em produtos relacionados a algum tipo de esporte, como campanhas de times e divulgação de eventos. Portanto, trata-se da elaboração de promoção e distribuição de um produto esportivo por meio de mídias tradicionais e digitais.

Atualmente, a forma mais comum de identificar o marketing esportivo é encontrada nos uniformes de jogadores e atletas, bem como em outdoors instalados em estádios e circuitos de campeonatos. Mas a proposta vai além. O marketing esportivo também está presente em diversos meios de comunicação on-line e offline, como nas propagandas televisivas, em rádios, redes sociais e campanhas como brindes de produtos, por exemplo.

Qual é o objetivo do marketing esportivo?

O marketing esportivo é uma forma eficiente de comunicação entre marcas e clientes do segmento de esportes. Quando bem aplicado, gera e engajamento e comunicação assertiva. Seu principal objetivo inclui aproximar o público do esporte e dos atletas.

Para especialistas da área, o bom marketing esportivo deve ser capaz de cativar, gerar a conexão entre a paixão pelo esporte, o entretenimento e a emoção de presenciar o esporte, ao mesmo tempo que traz lucro e faturamento para as empresas por trás da ação.

Diante dos bons resultados que o marketing esportivo tem alcançado, por se mostrar uma estratégia eficiente e lucrativa, a área tem atraído muitos profissionais que buscam ingressar nesse segmento e obter boa remuneração, visto que o trabalho no marketing esportivo traz diversas possibilidades de atuação para profissionais qualificados.

Como trabalhar com marketing esportivo?

Para trabalhar com marketing esportivo é preciso ter conhecimentos na área de marketing e conhecer o segmento de atuação. Isso é possível por meio de uma especialização em marketing esportivo, que tem duração média de dois anos, podendo ser feita nas modalidades presencial e EAD.

O profissional de marketing esportivo pode ser contratado para trabalhar para atletas, times, clubes e marcas ligadas ao esporte, por exemplo. Entre as atividades desempenhadas estão: elaboração de projetos e ações de promoção, desenvolvimento de estratégias de marketing digital, monitoramento e análise de métricas, com o objetivo de gerar o relacionamento do concumidor com a marca.

 

Share This Article
Leave a comment