Bolinha de queijo vegano, é possível? Flavio Giusti ensina essa receita super fácil

Apolo Ferreira By Apolo Ferreira
4 Min Read

Se tem um salgado que faz parte do dia a dia do brasileiro, é a bolinha de queijo, não é mesmo? Flavio Giusti, escritor de culinária e criador do VegetariRango, comenta que seja em festa, em uma lanchonete, restaurante, nas estações, bar ou, até mesmo, para comer em casa, esse prato tipicamente nacional faz muito sucesso. Contudo, será que existe uma bolinha de queijo vegano para substituir a preparada com ingredientes de origem animal? 

 

De acordo com o entusiasta da culinária, Flavio Giusti, a bolinha de queijo vegano existe sim, e é extremamente fácil de ser preparada em sua casa. Com poucos ingredientes e preparo simples, é possível que aqueles que possuem dieta alimentar restrita, como veganos e intolerantes à lactose, não deixem de lado um prato saboroso que, como dito anteriormente, faz parte do dia a dia do Brasil. 

 

Quer saber como preparar essa iguaria vegana? Então, continue acompanhando este artigo!

 

A origem da bolinha de queijo

 

Apesar de não apresentar dados concretos, tudo indica que a bolinha de queijo surgiu entre as cozinhas do Rio de Janeiro, como alternativa da coxinha — outro salgado popularmente nacional. Nesse aspecto, ela se enquadra como mais dos pratos clássicos e simples de nosso país e, por isso, é fundamental que exista a sua versão alternativa e vegana.

 

Seja para petiscar em um bar, comer em uma festa ou, até mesmo, como um lanche para ‘beliscar’ na rua, a bolinha de queijo é muito comum. Contudo, será que a bolinha de queijo vegano é uma alternativa tão boa quanto a tradicional? Flavio Giusti acredita que sim, afinal, trata-se de um alimento preparado com um queijo mais saudável, que contém mais nutrientes e menos gorduras.

 

A receita da bolinha de queijo vegano

 

De acordo com o fundador do VegetariRango — primeiro programa de culinária vegana do Brasil — Flavio Giusti, a bolinha de queijo vegano é muito simples de ser preparada e conta com ingredientes acessíveis. Segundo o amante de culinaŕia, para essa receita, é necessário batata, alho em pó, cebola em pó, farinha de trigo, farinha de rosca, queijo mussarela vegano, azeite e sal. 

 

No caso do queijo que compõem o recheio da bolinha de queijo vegano, pode ser encontrado tanto em supermercados, como também pode ser preparado em casa mesmo, com ingredientes base de sua preferência, como inhame; mandioca; batata; batata-doce; soja; oleaginosas, entre outros. E, para saber como preparar essa receita e demais pratos de culinaŕia vegana, bem como o próprio queijo vegano, basta acessar o canal do Youtube de Flavio Giusti (https://www.youtube.com/watch?v=MPH40z8vLO0). 

 

E se você quer conhecer mais receitas fáceis preparadas com queijo vegano, não deixe de acompanhar Flavio Giusti em seu Instagram (@vegetarirango), em seu canal do Youtube, bem como participar de seus cursos sobre queijo vegano a serem ministrados ainda esse ano. Ao todo, o ex-MasterChef já ensinou mais de 7 mil alunos em diferentes cidades e países!

Share This Article
Leave a comment