Produzir tecnologias no mundo em que vivemos não é uma tarefa fácil. Para Julio Cesar Hintemann Filho, a dificuldade aparece quando as gigantes empresas precisam aprender a se adequar às políticas mundiais de sustentabilidade. Confira abaixo o que é, por que comprar de uma marca sustentável e as principais medidas adotadas pelas maiores fabricantes de smartphones do planeta:
O que é sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade empresarial é como denominamos as pequenas, médias e grandes empresas que atuam conscientemente no mercado. Ou seja, durante todo o processo de criação de seus produtos, visam não apenas os lucros e vendas, mas também não impactar de forma tão agressiva o meio ambiente e a sociedade. Julio Cesar Hintemann Filho ressalta que o desenvolvimento sustentável está ligado diretamente com a vontade de inovar com responsabilidade e criatividade.
Por que é importante conhecer as práticas sustentáveis das empresas?
As empresas que possuem práticas sustentáveis estão preocupadas não só com o impacto gerado por seus produtos no meio ambiente, mas com a relação construída com clientes e colaboradores. A sustentabilidade empresarial passa a ser um diferencial da marca, atrelando os valores dos clientes com o da marca. E também, a preocupação em inovar sem poluir pode resultar em novas tecnologias para o consumidor.
Medidas adotadas pela Apple
Em 2020, a empresa anunciou seu plano de se tornar 100% neutra na emissão de gases até o ano de 2030. Desde então, a marca da maçã vem anunciando uma série de medidas para diminuir o seu impacto no meio ambiente. A principal delas são: fonte de energias sustentáveis em todas as etapas de produção, extração de materiais de forma limpa; e reciclagem de materiais. Além disso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho conta sobre a Robô Daisy, projetada pela empresa para desmontar e separar peças que serão reutilizadas em novos aparelhos.
Medidas adotadas pela Samsung
Para contribuir com a luta contra a crise ecológica global, a Samsung procurou desenvolver formas sustentáveis em suas operações de negócios. Em 2018 a empresa se comprometeu em utilizar apenas fontes de energias renováveis, chegando à meta de 100% no ano de 2020. Além disso, a empresa conta com um Conselho Ecológico Corporativo que realiza reuniões regulares para tratar sobre o tema.
Medidas adotadas pela Xiaomi
Em seu plano de governança ambiental e sustentável, a Xiaomi descreve detalhadamente como trabalhou para colaborar na proteção do meio ambiente. Desde a fundação da empresa em 2010, até a publicação do documento, houve uma redução de até 60% nos plásticos utilizados em seus aparelhos. Até o final de 2021, a marca pretende atingir uma maior porcentagem na redução de plásticos em suas embalagens.
Julio Cesar Hintemann, destaca também o importante desempenho que a Xiaomi teve no combate da Covid-19. A fabricante de celulares que mais cresce em todo o mundo, desenvolveu uma máscara inteligente, com dispositivo que dispara raios ultravioletas para matar o vírus. Além disso, doou milhares de máscaras ao governo italiano. Também enviou suprimentos para a França e ao Reino Unido. Ressaltando a importância não só com o planeta, mas com a humanidade.