Vacina para crianças de 3 anos, ligação de Bolsonaro e Zelensky e mais de 18 de julho

Apolo Ferreira By Apolo Ferreira
5 Min Read

O início da vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade com Coronavac em ao menos seis capitais brasileiras, e a ligação marcada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, estão entre os destaques desta segunda-feira (18).

Seis capitais preparam vacinação de crianças de 3 anos a partir desta segunda
Pelo menos seis capitais brasileiras devem iniciar a imunização contra a Covid-19 de crianças de 3 a 4 anos com a vacina Coronavac a partir desta segunda-feira (18). São elas: Belém, Boa Vista, Fortaleza, Manaus, Salvador e São Luís, segundo levantamento feito pela CNN.

As demais capitais ainda aguardam orientação do Ministério da Saúde, que prepara uma nota técnica orientando as secretarias de Saúde dos Estados a iniciarem a vacinação com a Coronavac para essa faixa etária.

O informativo deve ser divulgado no início dessa semana, conforme antecipou o analista da CNN Kenzô Machida. O Ministério da Saúde vai informar ainda que as secretarias estaduais e municipais devem iniciar a vacinação nesse público utilizando os estoques existentes.

Bolsonaro diz que telefonema para Zelensky nesta segunda será “segredo de Estado”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma conversa por telefone marcada com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta segunda-feira (18). Em entrevista a jornalistas neste domingo (17), Bolsonaro falou de sua expectativa para a ligação.

“Eu não sei o que ele vai falar comigo, o Zelensky, né? Mas eu pretendo falar para ele o que que eu acho, né? E se perguntar para mim alguma coisa, onde podemos colaborar, eu vou dar a minha opinião, já que só vou dar se ele pedir.”

“Isso não pode vazar, é segredo de Estado, assim como a minha conversa com o (presidente russo, Vladimir) Putin, levou três horas, falamos muita coisa”, acrescentou.

Bolsonaro tem reunião com embaixadores sobre segurança das urnas
O presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou para esta segunda-feira (18) uma reunião com embaixadores estrangeiros para falar sobre as eleições de 2022 no país. Ele já questionou diversas vezes a confiança do sistema eleitoral brasileiro, apesar de não apresentar provas que comprovem as acusações.

O encontro ocorre após uma reunião realizada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, com representantes de outros países em maio. Na ocasião, o ministro reafirmou a segurança do sistema eleitoral e manifestou preocupação sobre os ataques às urnas eletrônicas.

Bolsonaro chamou, em junho, a reunião de Fachin de “estupro” contra a democracia. Durante o encontro, o presidente do TSE pediu que a comunidade internacional ficasse em alerta durante as eleições no Brasil.

Conselho da Petrobras se reúne nesta segunda para debater convocação de assembleia
O Conselho de Administração da Petrobras tem encontro marcado para esta segunda-feira (18) para decidir sobre a convocação da Assembleia Geral Extraordinária.

Na assembleia, os acionistas votarão para escolher os novos componentes do Conselho de Administração, incluindo os futuros ocupantes das cadeiras que o governo federal detém. A informação havia sido antecipada à CNN pelo presidente do Conselho, Márcio Weber.

Eleitores podem solicitar voto em trânsito a partir desta segunda
Quem não conseguiu transferir o domicílio eleitoral ou estará fora dele durante as eleições de 2022 ainda poderá votar por meio do voto em trânsito. Para isso, é necessário sinalizar previamente a intenção para a Justiça Eleitoral. O prazo para o processo começa nesta segunda-feira (18) e vai até 18 de agosto.

O voto em trânsito permite que pessoas que não estejam na cidade onde tiraram seu título de eleitor ainda possam participar do pleito.

A modalidade vale tanto para apenas um dos turnos como para ambos os dias de votação. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro. O segundo, para 30 de outubro.

Share This Article
Leave a comment