O que é nicho no marketing digital: 7 dicas para descobrir

Apolo Ferreira By Apolo Ferreira
20 Min Read

Saber o que é nicho no marketing digital é essencial, mas, mais importante ainda é identificar qual é o da empresa.

Você é um iniciante em marketing digital que deseja ganhar muito dinheiro como profissional de marketing digital, está confuso sobre qual nicho escolher? Se a resposta for sim, então este artigo é para você.

Você já se perguntou por que algumas empresas conseguem obter enorme sucesso vendendo apenas um ou dois de seus produtos, enquanto outras marcas lutam para sobreviver mesmo após gastar milhões em publicidade? A razão por trás de resultados tão diversos pode ser simplesmente atribuída à estratégia de marketing de nicho.

Quando se trata de marketing, os nichos são definidos como grupos específicos de clientes que compartilham características comuns (ou seja, hábitos de compra) e dados demográficos.

Por exemplo, a indústria de móveis tem uma ampla gama de consumidores, desde pequenos empresários até indivíduos de alto patrimônio líquido. Da mesma forma, as lojas de varejo de roupas visam compradores com estilos de vida semelhantes.

Veja nesse artigo sendo nicho no marketing digital, e tudo sobre o assunto que você precisa saber para escolher um bom nicho.

O que é nicho no marketing digital?
O marketing de nicho refere-se a ter um público-alvo específico em mente ao criar produtos. Por exemplo, a Nike fabrica tênis porque acredita que os consumidores os querem. As pessoas que usam tênis Nike tendem a ser homens jovens entre 16 e 30 anos.

Existem algumas grandes razões pelas quais os profissionais de marketing se concentram nesses tipos de mercado, especialmente quando eles se alinham bem aos valores da empresa.

Mesmo que os nichos de mercado pareçam menores, eles geralmente têm margens de lucro potenciais mais altas em comparação com os principais. Alguns nichos também exigem menos investimento de capital do que os produtos comercializados em massa.

A chave para o marketing de nicho de sucesso é identificar o nicho certo. Você não quer ir muito amplo ou muito estreito. Se você escolher um nicho que não se encaixe na identidade da sua marca, não poderá se comunicar efetivamente com seu público.

Por outro lado, se você escolher um nicho muito restrito, não poderá fornecer valor suficiente para atrair novos clientes.

Escolher o nicho certo para você pode deixá-lo ansioso, inicialmente, para a Revista de Marketing, portal de dicas e estratégias de marketing, redes sociais e aplicativos para empreendedores ter sucesso online. Afirma, que o sucesso e riqueza de qualquer marca dependem apenas da escolha do nicho.

Aqui você pode estar pensando em como escolher um nicho? Saiba que a seleção de nicho é a combinação de Paixão, Talento e Mercado.

Outros fatores do seu negócio só funcionarão se você tiver o nicho certo. Ao selecionar o nicho, você deve ter em mente que talento e paixão são necessários, mas o mais importante é identificar o mercado que pode ser explorado para o seu nicho e você pode mostrar seu talento.

Como descobrir meu nicho de mercado?
Após entender o que é nicho no marketing digital, veja como descobrir o seu.

1. Aprenda e experimente todos os componentes do marketing digital
Ter experiência em cada componente do marketing digital é um dos pré-requisitos mais importantes para encontrar sua vocação para o seu nicho lucrativo.

Se você está confuso ou apenas sem noção sobre o que você é ótimo, experimente todos os componentes. Adquira conhecimento e experiência sobre cada componente. Isso levará algum tempo, mas fazer isso definitivamente o ajudará a descobrir no que você é bom.

Você também pode tentar conversar com pessoas melhores em um dos componentes do marketing digital. Faça a eles todas as perguntas que quiser e tenha uma ideia clara de cada componente.

Soa como algo que você poderia estar em? Experimente uma vez! Pense assim, você tem seis tipos diferentes de doces. Você pode continuar comendo um doce sem sair por conveniência ou, alternativamente, experimentar todos os seis e descobrir o que mais gosta.

2. Identifique sua paixão e interesse
Após experimentar todos os componentes, o próximo passo que você pode seguir é identificar sua paixão e interesse.

Isso pode soar como um passo desnecessário para você, mas pode realmente fazer a diferença. Não basta escolher qualquer nicho porque você está interessado nele ou é muito lucrativo para outra pessoa.

Você não poderá se sustentar nesse nicho por muito tempo e não há benefício em iniciar um negócio quando não tem certeza sobre seu nicho.

Se você selecionar um nicho pelo qual não é apaixonado e não tem interesse, haverá grandes chances de você desistir do seu negócio, especialmente se você for proprietário de uma empresa pela primeira vez, mas se for apaixonado pelo seu nicho, então você encontrará maneiras de sustentar o seu negócio, mesmo que você enfrente desafios e esse é o poder que a paixão dá.

Mas isso não significa que você precisa encontrar um nicho perfeito. É só escolher um nicho que você gostou de aprender ou para o qual possa trabalhar, mesmo que não seja pago por isso.

3. Faça uma pesquisa de mercado para o seu nicho
Ter paixão e interesse por um nicho específico pode não ser o suficiente. Você precisa verificar e certificar-se de que há uma necessidade para o seu nicho no mercado, caso contrário, seu trabalho ficará apenas como um passatempo e nunca se transformará em um negócio.

As pessoas não consomem informações que não são úteis para elas. Eles só comprarão seu produto ou serviço se houver necessidade e você não puder forçar ninguém a comprar seu produto e serviços.

Uma maneira de começar a pesquisar o mercado é fazer uma pesquisa básica de palavras-chave. Você pode usar algumas ferramentas como:

Sugestão automática do Google
Tendências do Google
Painel de palavras-chave do Google
Agrupe algumas palavras-chave relacionadas ao seu nicho e veja quais palavras ou frases são sugeridas. Agora restrinja as sugestões por volume de pesquisa mensal, nível de concorrência e estratégia de lances.

4. Identifique um problema que você pode resolver relacionado ao seu nicho
Para construir um negócio de sucesso em seu nicho, primeiro você precisa identificar os problemas que seus clientes-alvo estão enfrentando e, em seguida, determinar se você pode resolvê-los ou não. Você pode fazer várias coisas mencionadas abaixo para identificar problemas.

Converse com seu público-alvo: faça um webinar com seu público-alvo ou cliente e certifique-se de formar uma estrutura que possa ajudá-lo a identificar os pontos problemáticos.
Faça uma pesquisa no fórum: pesquise no Quora ou em qualquer outro fórum relacionado ao seu nicho, veja as discussões que estão ocorrendo. Que perguntas as pessoas estão fazendo? Que problemas eles enfrentam?
Faça pesquisa de palavras-chave: a pesquisa de palavras-chave também pode ajudá-lo a descobrir termos de pesquisa relacionados a pontos problemáticos.
5. Desenvolva habilidades ou talentos em seu nicho
Após seguir todos os passos mencionados acima, você sabe por qual nicho você é apaixonado e se esse nicho tem uma necessidade de mercado ou não.

Agora você pode investir seu tempo na construção de suas habilidades e talentos nesse nicho. As chances são de que você já saiba algo sobre isso. Mas “algo” não é suficiente, você tem que se esforçar para aprender tudo o que há para aprender.

Leia artigos, encontre livros sobre esse nicho, acesse site como o Portal Útil, experimente os conceitos de forma prática ou procure percepções das principais figuras desse nicho específico. É assim que você pode construir habilidades e talentos em seu nicho.

6. Confira a concorrência para o seu nicho
A presença da concorrência é uma coisa boa. Na verdade, mostra que você encontrou um nicho lucrativo. Mas você precisa fazer uma análise completa dos sites concorrentes e descobrir se há uma oportunidade para você se destacar na multidão.

7. Teste seu nicho
Embora a pesquisa de mercado que você já fez seja de grande utilidade, testar o mercado em tempo real pode mostrar se você está no caminho certo ou não.

Uma maneira de testar seu nicho antes de configurar todo o seu site é criar uma landing page que promova um produto gratuito relacionado ao seu nicho.

Você pode usar uma ferramenta como Instapage. Em seguida, tente direcionar o tráfego para sua página de destino e teste o desempenho do seu produto.

Por que o nicho é importante?
Agora que você já sabe o que é nicho no marketing digital, observe a importância.

E se houver uma empresa que forneça todos os serviços e produtos para todas as pessoas do mundo? Como seria? Essa empresa não será inovadora, não será competitiva e os produtos podem ser chatos se forem de uma única empresa e é por isso que pessoas especializadas em coisas diferentes trazem variedade e tornam a cultura muito rica.

Você não pode tentar fazer várias coisas em simultâneo, e ainda ser bom nisso. Qualquer que seja a energia que você tenha, basta colocar essa energia em um único projeto e torná-lo o melhor possível.

O Marketing Digital tem vários componentes e escolher um deles como seu nicho é muito importante para agir e começar.

Se você não tiver sucesso em seu primeiro nicho, tudo bem, acontece com muitos, mas escolher um nicho e começar acabará por ajudá-lo a conhecer sua vocação e o nicho exclusivo para você.

Agora vejamos como você pode descobrir seu nicho lucrativo.

Como identificar um nicho rentável?
Escolher o nicho certo para você pode deixá-lo ansioso inicialmente, mas seu sucesso e riqueza dependem apenas do nicho que você escolher. Aqui você pode estar pensando em como escolher um nicho? Deixe-me dizer-lhe que a seleção de nicho é a combinação de Paixão, Talento e Mercado.

Outros fatores do seu negócio só funcionarão se você tiver o nicho certo. Ao selecionar o nicho, você deve ter em mente que talento e paixão são necessários, mas o mais importante é identificar o mercado que pode ser explorado para o seu nicho e você pode mostrar seu talento.

Como os nichos de mercado funcionam?
Você, provavelmente, já ouviu falar sobre como funcionam os nichos de mercado, mas pode não saber por que eles realmente são tão eficazes. O motivo é simples: quando usado corretamente, o marketing de nicho pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para atingir seus objetivos de negócios online.

1. Dá à sua marca uma identidade única
Uma das coisas mais importantes ao iniciar qualquer novo empreendimento é estabelecer sua própria identidade. Isso significa criar uma imagem de marca forte que defina o que sua empresa representa.

Quando você tem uma compreensão clara do que sua marca representa, fica mais fácil comunicar sua mensagem ao seu público.

A melhor maneira de realizar isso é através do marketing de nicho. Como os nichos de mercado tendem a ser menores em tamanho, eles podem facilmente se tornar “nichos” dentro de si. Como resultado, eles são menos propensos a serem confundidos com outras marcas.

2. Ajuda você a construir confiança
Outra coisa que faz o marketing de nicho funcionar é que ele cria confiança entre seus clientes. Na verdade, é que os nichos de mercado costumam ser mais fiéis a uma determinada marca do que os do mercado de massa. Eles estão mais dispostos a pagar preços mais altos por produtos e serviços de qualidade.

3. Cria uma sensação de exclusividade
A terceira razão pela qual o marketing de nicho é bem-sucedido é que ele cria uma sensação de exclusividade.

As pessoas querem pertencer a algo especial. E se você oferecer a eles um produto ou serviço exclusivo para eles, eles se sentirão parte de um grupo.

O que é marketing digital?
Em termos simples, o Marketing Digital é a arte de obter clientes para uma empresa usando meios ou canais online e digitais, como mídias sociais, e-mails, blogs e muito mais.

Marketing Digital é um termo amplo e para selecionar um nicho, você precisa conhecer os componentes do marketing digital que são:

Marketing de Conteúdo
O conteúdo é o rei. Você deve ter ouvido esse ditado com frequência. Esse ditado é definitivamente verdadeiro porque todos os componentes do marketing digital giram em torno do conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing de criação e marketing de conteúdo valioso, relevante e consistente na forma de um blog, postagem de mídia social, podcast, etc. para seu público-alvo para atraí-los e retê-los.

É um dos componentes mais importantes do marketing digital e há uma alta demanda por profissionais de marketing de conteúdo que possam criar conteúdo exclusivo e envolvente.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
SEO é a arte de ter uma classificação alta em um mecanismo de pesquisa na seção não paga, também conhecida como listagens orgânicas.

É o processo de otimizar seu conteúdo online para que um mecanismo de pesquisa goste de mostrá-lo como um dos principais resultados das pesquisas de uma determinada palavra-chave.

Em termos mais simples, o SEO serve ao propósito de classificar seu site no Google para determinadas palavras-chave e obter tráfego orgânico não pago para seu site.

Você deve ter observado na SERP, sempre que você digita uma consulta de pesquisa, há de 3 a 5 resultados de pesquisa na parte superior que são anúncios, no entanto, abaixo dos anúncios o Google coloca os resultados orgânicos que considera mais relevantes para sua consulta de pesquisa.

Para se classificar no Google, você precisa otimizar o SEO do seu site e escrever blogs otimizados para SEO com pesquisa de palavras-chave adequadas.

Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM)
Search Engine Marketing é um método de ganhar tráfego do site através de publicidade paga nos motores de busca. Você pode usar o Google Ads para publicidade paga em mecanismos de pesquisa como o Google.

Quando alguém pesquisa um produto que você oferece ou vende e você exibe anúncios pagos com foco nas palavras-chave que seu cliente em potencial pode pesquisar, seu site pode classificar nos principais resultados de anúncios pagos na SERP.

Marketing de mídia social
Social Media Marketing é usar mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, etc., para promover produtos e serviços que você oferece. Um fato simples é que toda e qualquer pessoa usa as mídias sociais hoje em dia e você deve estar lá onde seus clientes estão.

Todas as empresas, independentemente do setor, podem encontrar seus clientes-alvo nas mídias sociais. Portanto, a mídia social desempenha um papel importante no alcance de seus clientes-alvo com uma análise detalhada de seus esforços e custos de publicidade.

E-mail Marketing
Email Marketing é um canal de envio de diversos tipos de conteúdo para uma lista de assinantes via email. Esses e-mails podem servir para gerar tráfego no site, inscrições em newsletters ou até mesmo vendas de produtos.

Em termos simples, o email marketing é um método direto para entrar em contato com seus clientes-alvo sem depender de nenhuma plataforma externa.

Análise da Web
O Web Analytics trata da coleta, geração de relatórios e análise de dados do site. Os insights derivados desses dados ajudam a entender o público e o quão engajados eles são no site. Também ajuda a entender quais artigos estão tendo um bom desempenho e como sua empresa está crescendo.

O Webs Analytics é um dos componentes mais importantes do marketing digital. Sem análise, você não pode medir o desempenho do seu site. O Google Analytics é uma das melhores e gratuitas ferramentas para web analytics do mercado.

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